PET

A partir do ano lectivo 2015/2016, o teste de diagnóstico de proficiência em língua inglesa, Preliminary English Test (PET), concebido pelo Cambridge English Language Assessment, da Universidade de Cambridge, vai passar a contar para a avaliação final de todos os alunos do 9º ano de escolaridade.

No entanto, caberá às escolas decidir que peso vão atribuir a essa avaliação externa e como farão a equivalência entre duas escalas de avaliação que são diferentes.

O ministro admitiu, no entanto, que o peso do PET para a nota final dos alunos possa ser de 30%, como acontece com as provas finais de Português e Matemática.

O PET está dividido em três partes:

i) reading and writing: neste segmento o aluno deverá ser capaz de ler e interpretar extratos de textos de revistas e jornais e de usar vocabulário e estruturas adequadas de escrita.

ii) listening: neste segmento o aluno deverá saber ouvir e interpretar conversas do dia à dia.

iii) speaking: este último serve para avaliar a expressão oral do aluno através de elaboração de perguntas e respostas, estabelecendo-se uma conversação com um ou dois alunos e dois examinadores.

Tendo em conta o processo que está em curso, o Ginásio da Educação Da Vinci da Amadora dispõe de métodos de ensino e de professores especializados de modo a preparar com exigência e rigor os alunos para este novo exame.